Tarefa: SI Entender Casos e Procedimentos de Teste
Compreensão dos Casos de Teste e Procedimentos de Teste
Disciplinas: 5 Atividade Integração e Testes de Software
Finalidade
  • Obter entendimento dos casos de teste e procedimentos de teste;
  • Instalar ou atualizar o ambiente de teste.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Etapas
    Passo 1: Examinar a abordagem e os objetivos dos testes
    Compreender como o teste será avaliado e as implicações no modo de implementação para avaliar os objetivos do teste. Revise os casos e procedimentos de teste para determinar as necessidades de avaliação, considere como a avaliação da extensão do teste, avalie qualquer necessidade especial que precise ser tratada relacionada aos objetivos específicos dos testes.
    Passo 2: Examinar os mecanismos para a execução do teste

    Reveja os mecanismos úteis para permitir o teste no ambiente e identifique os elementos de teste específicos que implementam esses mecanismos, para isso faça a revisão de recursos. Os mecanismos para a execução dos testes são alcançados através da combinação do desenvolvimento de software testável e da definição de uma abordagem que suporte os testes de forma apropriada. A capacidade de testar efetivamente o produto de software tipicamente envolverá a seguinte combinação:

    • Possibilidade de execução dos testes fornecidos pelas ferramentas de automatização de testes;
    • Técnicas específicas para criar os scripts de teste dos componentes;
    • Bibliotecas de funções que separam e encapsulam a complexidade dos procedimento de teste no script de teste, fornecendo um ponto central de controle e modificação.

    Verifique os seguintes requisitos:

    • O conjunto de testes atual possui o requisito a ser distribuído? Nesse caso, utilize os elementos de teste que suportam distribuição. Esses elementos serão tipicamente características de ferramentas de suporte de automatização específicas que distribuirão o conjunto de testes, executarão o conjunto remotamente e retornarão as saídas para a determinação de resultados centralizados;
    • O conjunto de testes atual possui o requisito para ser executado simultaneamente com outros conjuntos de testes? Nesse caso, utilize os elementos que suportam a simultaneidade. Esses elementos serão tipicamente uma combinação de ferramentas de suporte específicas e funções de utilitário que permitirão que vários conjuntos de testes sejam executados simultaneamente em diferentes máquinas físicas. A simultaneidade exige design e gerenciamento de dados de teste cuidadosos para assegurar que nenhum efeito colateral inesperado ou não planejado ocorra, como dois testes simultâneos atualizando o mesmo registro de dados. 
    Passo 3: Criar a estrutura inicial dos testes

    Enumerar um ou mais conjuntos de testes que fornecerão um resultado completo e significativo para a equipe de teste, permitindo posteriormente relatórios para os investidores. Tente equilibrar o nível de detalhes, de modo que sejam suficientes para fornecer informações específicas para a equipe de projeto, mas não tão detalhados a ponto de não poderem ser gerenciados.

    Para conjuntos de testes que requerem a criação de outros conjuntos de testes, forneça alguma indicação de tais testes que possivelmente serão referenciados por esse conjunto de testes. Se for fácil enumerá-los, faça isso. Caso contrário, você poderá fornecer apenas uma breve descrição que descreva a cobertura de conteúdo esperada do principal conjunto de testes e deixar a cargo do implementador do dos testes a tomada de decisões táticas sobre exatamente quais testes serão incluídos.

    Passo 4: Adaptar a estrutura dos testes
    Refinar a estrutura dos testes para refletir a organização da equipe e as restrições de ferramentas, talvez seja necessário subdividir mais ou reestruturar os conjuntos de testes identificados para acomodar a EAP na qual a equipe está trabalhando. Isso ajudará a reduzir o risco de ocorrência de possíveis conflitos de acesso durante o desenvolvimento dos testes. Algumas vezes, as ferramentas de automatização de testes podem impor restrições sobre o modo de trabalho dos indivíduos com componentes de automatização, portanto, reestruture os conjuntos de testes para acomodar isso conforme necessário.
    Passo 5: Definir dependências iniciais entre testes
    O objetivo deste passo é identificar e registrar as dependências de tempo de execução entre os testes, as dependências estão principalmente associadas ao sequenciamento dos casos de testes para processamento em tempo de execução. Os testes executados sem o estabelecimento das dependências corretas correm o risco de falharem ou de relatarem dados anômalos.
    Passo 6: Modelar visualmente a arquitetura de implementação do teste
    Uma forma interessante de visualizar a arquitetura dos testes é a partir de um diagrama que permite documentar e explicar a realização da implementação de teste. Pode-se criar um diagrama do modelo de implementação de teste que descreva os elementos-chave do software de teste automatizado. Outra abordagem possível é desenhar esses diagramas em um quadro branco facilmente visível para a equipe de teste.
    Passo 7: Refinar a estrutura de testes
    Fazer ajustes necessários para manter a integridade da implementação do teste, conforme que o projeto progride, é provável que os testes sejam alterados: atualizados, reordenados ou excluídos. Essas mudanças são uma parte natural da manutenção dos casos de teste e e necessário aceitá-las em vez de evitá-las.
    Passo 8: Manter relacionamentos de rastreabilidade
    Permitir a análise do impacto e a geração de um relatório de avaliação dos itens rastreados, usando os requisitos de rastreabilidade descritos no plano de teste, atualize os relacionamentos de rastreabilidade conforme necessário.
    Passo 9: Avaliar e verificar os resultados
    Verificar se a tarefa foi concluída apropriadamente e se os produtos de trabalho resultantes são aceitáveis, deve-se avaliar se o trabalho é de qualidade adequada e se ele é completo o suficiente para ser útil aos membros da equipe que o utilizarão em seguida como entrada para o trabalho deles.